Pesquise

terça-feira, 19 de julho de 2011

Sustentabilidade

Sustentabilidade é a capacidade de suportar ações, é um processo que tem um determinado prazo. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano com base nas atividades humanas em relação ao meio ambiente.
- Crescimento sustentado refere-se a um ciclo de crescimento econômico constante e duradouro, porque assentado em bases consideradas estáveis e seguras
- Gestão sustentável é a capacidade para dirigir o curso de uma empresa, ou país, através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro.
- A sustentabilidade comunitária é uma aplicação do conceito de sustentabilidade no nível comunitário. Diz respeito aos conhecimentos, técnicas e recursos que uma comunidade utiliza para manter sua existência tanto no presente quanto no futuro.

O Brasil é um importante indutor de iniciativas que visa à sustentabilidade.
A Ford foi a primeira montadora a obter a certificação ISO 14001 (que atesta a responsabilidade ambiental no desenvolvimento de suas atividades por meio de auditorias periódicas) para todas as suas fábricas ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil
Na fábrica de São Bernardo do Campo, a montadora instalou um regenerador para os gases emitidos no processo de pintura automotiva. Trata-se de um maquinão de 200 toneladas capaz de eliminar 99% das partículas que ficam suspensas no ar durante a secagem dos carros nas estufas – aliás, a planta conta com robôs de nova geração para garantir a cor perfeita dos veículos. A nova tecnologia, que se chama Ecobell 2M, é capaz de reduzir o consumo de tinta e a emissão de compostos orgânicos voláteis em 15%.
A Ford é também uma das fundadoras e a única empresa do segmento automobilístico no Brasil a fazer parte do GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), grupo criado a partir do Protocolo de Kyoto para medir a quantidade de gás carbônico emitido pelas indústrias e traçar metas para a sua redução.

Por: Aline Dirane

Nenhum comentário:

Postar um comentário