Pesquise

terça-feira, 19 de julho de 2011

        Conceito 

    Define-se por Desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.
                                                         
   Ações do Brasil



   Os brasileiros não confiam em ações de sustentabilidade.
   A maioria da população brasileira não confia nas ações de sustentabilidade anunciadas pelas empresas no País. Levantamento divulgado ontem pela empresa de consultoria Kantar Worldpanel aponta que, para 74% das pessoas, as campanhas verdes não apresentam resultados efetivos. Desse total, 39% são mais radicais e não têm nenhuma crença nesse tipo de ação, enquanto 35% têm dificuldades para acreditar.
   Apenas 26% dos entrevistados confiam e valorizam a mensagem transmitida. O estudo, feito em 2010, foi apresentado ontem, durante o debate Sustentabilidade na Era do Consumo, organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais). A pesquisa aponta que o maior fator causador de desconfiança nos consumidores é o fato de não visualisarem o resultado final da ação.

    Ações que podemos fazer individualmente: 
    
    Racionalize o uso de água

    
  • Tome banhos mais rápidos: 15 minutos consomem 243 litros de água;
  • Feche a torneira: 5 minutos correspondem a 80 litros de água;
  • Economize água de banho
    • Compre um balde de 10 litros, que custa cerca de R$ 6,50;
    • Deixe-o no box do banheiro. Quando for tomar banho, deixe a água fria encher o balde ao invés de deixá-la correr pelo ralo;
    • Ao terminar o banho, despeje a água na máquina de lavar roupas ou guarde-a para utilizar no vaso sanitário;
    • Acha inútil? Se metade de uma cidade com 1 milhão de habitantes fizer isso, a economia é de 5 milhões de litros por dia, o suficiente para abastecer as residências de uma cidade com 25 mil habitantes (Búzios fora da temporada).
  • O vaso sanitário é o maior vilão, representando cerca de 50% do consumo de água de uma residência. São 10 a 14 litros em apenas 6 segundos de acionamento. Uma dica é usar a água economizada no banho.
        

    Racionalize o uso de energia

        Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. São um pouco mais caras, mas têm durabilidade maior e consomem 60% menos energia;
    Desligue a luz dos cômodos e dos aparelhos que não estão sendo usados;
    Desligue os elevadores e as luzes comuns do condomínio que não estiverem sendo usadas;
    Instale sensores de presença - luz só é necessária quando há alguém no cômodo;
    Instale aquecimento solar para complementar a eletricidade e/ou gás;
    Ao comprar um eletrodoméstico, procure aqueles que têm o selo do Procel que certifica o baixo consumo de energia;
    Essas ações reduzem a necessidade de construção de novas obras de engenharia para a geração de energia e os conseqüentes impactos socioambientais.
  •      

    Seja um consumidor consciente

        A sustentabilidade está relacionada aos modelos dos sistemas de produção e de mercado, que respondem livremente às demandas da sociedade. Havendo procura, haverá oferta. Portanto, as escolhas do consumidor podem definir um caminho na direção de um modelo que devasta o meio ambiente e gera desigualdade social ou de um modelo mais harmônico com as leis da vida. Poucos se dão conta desta relação sistêmica e de sua responsabilidade individual na hora de escolher um produto qualquer. 
      Compre produtos produzidos na sua região. Produtos que vêm de fora fazem o dinheiro sair do município, dificultam o desenvolvimento econômico local. O que fica é o lixo;
    Utilize papel reciclado. Sua produção demanda menos energia e recursos naturais;
      Consuma alimentos orgânicos. Eles são melhores para a saúde pois, contém menos produtos químicos; Eles são melhores para o terra, pois seu método de produção não reduz a fertilidade natural e a biodiversidade do solo; Eles não contaminam as águas pelo uso de fertilizantes e agrotóxicos petroquímicos que são carregados pela chuva a lençóis freáticos e rios; O aumento do consumo fará o preço do orgânico ser reduzido;
      Consuma menos carne vermelha. O gado confinado no mundo consome metade da produção de grãos; O gado solto, como é o caso do Brasil, promove o desmatamento para o plantio de pasto; Em ambos os casos, a produção de 1 Kg de carne consome 200 litros de água potável. O mesmo Kg de frango só consome 10 litros de água.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário