Pesquise

terça-feira, 3 de maio de 2011

Tipos de reciclagem e seus prós e contras

Geralmente os plásticos manufaturados chegam ao final da vida útil praticamente sem modificações substanciais nas suas características físico-químicas. Boa parte dos plásticos de fácil identificação e separação, extraídos de programas de coleta seletiva, pode ser reciclada mecanicamente, ou seja, convertendo fisicamente os materiais plásticos em grânulos, que serão transformados novamente em outros produtos sem agredir o meio ambiente. É o caso das garrafas pet.
Porém, como parte dos resíduos plásticos é composta por pequenos itens dispersos e por plásticos com muitos contaminantes, devido à mistura com resíduos orgânicos, o custo ambiental e econômico da separação e limpeza destes materiais para a reciclagem mecânica, não compensa. Caso a reciclagem mecânica não se justifique, a recuperação de energia pode ser uma maneira eficiente, em termos ambientais e econômicos, de recuperar o valor embutido nos resíduos plásticos. Reciclagem energética significa recuperar a energia contida nos resíduos sólidos urbanos na forma de energia elétrica ou térmica. Esses materiais possuem alto poder calorífico, liberando grande quantidade de calor quando submetidos a temperaturas elevadas.
Infelizmente o Brasil ainda não faz a reciclagem energética. Mas, alguns países que adotam essa modalidade, conseguem criar novas matrizes energéticas e reduzir em até 90% o volume de seus resíduos.Um dos motivos do Brasil ainda não praticar a reciclagem energética é devido ao custo para a instalação ser muito alto, os sistemas de controle de emissões e operacional, somado à exigência de mão-de-obra qualificada como forma de garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos.
Existe tambem um outro tipo de reciclagem conhecido como reciclagem quimica, que promove despolimerização dos materiais plásticos para a obtenção de gases e óleos, a serem utilizados como matéria-prima na fabricação de outros polímeros com as mesmas propriedades das resinas originais. O processo também permite a utilização de misturas de diferentes tipos de plásticos, mas tem custo muito elevado, o que explica o reduzido número de plantas em operação no mundo.
Dentre todos os tipos de reciclagem o mais popular é a reciclagem mecânica, por ser a que menos agride o meio ambiente e a mais viável.

Por: Lucas Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário