Pesquise

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os prejuízos da sacola plástica e plástico em geral.

http://1.bp.blogspot.com/_5f8TWVrIi64/S_m8AS_sLoI/AAAAAAAAE5o/Zz8OG-dcG8E/s1600/SACOLA.jpg 


É comum vermos em supermercados de pequenas e grandes cidades o quão popular 
é o uso de sacolas plástica pela população, porém, muitas pessoas não vêem o lado negativo para o meio ambiente. É calculado que 90% das sacolas plásticas vão parar nas lixeiras, tanto para servir como lixo quanto para conter o lixo. Apesar da grande porcentagem, as sacolas não ocupam menos de 0,3% do volume acumulado nas lixeiras. É também o resíduo mais utilizado e descartado no mundo. A cada minuto do dia , o mundo consome 1 milhão de sacos plásticos. Significa, portanto, a cada dia é consumido 1,5 bilhões de sacolas plásticas, e a cada ano, mais de 500 bilhões .
Mais de 80% destas sacolas plásticas são utilizados apenas uma vez, e é descartado no meio ambiente, o qual leva o mesmo ao desequilíbrio, pois o plástico em si leva 400 anos para se decompor na natureza.
Nos mares, o plástico consegue ser um inimigo maior, pois ele constitue a maior parte de lixo no mar, e muitas vezes, os animais marítimos como tartarugas e golfinhos, confundem com peixes, e acabam engolindo por engano. Sendo um produto não-renovável, o estômago desses animais não conseguem digerir o plástico, causando a morte por obstrução do aparelho digestivo.
Esses são somente alguns dos exemplos de como o plástico atua sobre o meio ambiente. A melhor solução seria tornar popular o uso de plástico biodegradável, onde ode ser utilizado o método da compostagem, isto é, o método utilizado para transformar certos materiais em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura.

Por Renata Barreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário